Livre Pensar Literário

Friday, January 12, 2007

Filósofa e poetisa, Maria Angélica publica junto ao Celeiro de Escritores seu poema "Flor da Noite"

Escritora publica em coletânea no início de 2007
Poema selecionado para compor o quarto volume da coletânea de poemas, crônicas e contos denominada Eldorado, "Flor da Noite" brota da sensibilidade poética e do estilo inconfundível daquela que ama representações míticas dos deuses egípcios, bem como de toda a mitologia greco-romana. Maria Angélica une o útil ao agradável, história e literatura, poesia e fé. Símbolo do zelo e da dedicação "Ísis" deusa mãe do Egito, é mulher em todas as dimensões da feminilidade, a Eva e a Maria, a mãe e a esposa, mas sobretudo é a que une os universos fronteiriços da vida e da morte. A Flor da Noite embevece o céu e lhe procura o favor da eternidade, o amor, a caridade. É ela ao mesmo tempo o facínio humano da beleza e da dor, perda e favor, antítese do humano, deusa divina e profana. Quem a favor da vida? Quem a favor do homem? A autora encontra nesta figura a melhor metáfora para representar o enlace etéreo das divindades e da crença com o que é mais simples e sensível a nossos olhos: A flor
Ao alcance das almas desprovidas do afago e dos favores divinos, surge o arquétipo do amor e afugenta a morte e a desesperança. Presta-lhes o favor da redenção a mítica flor, mulher e deusa Ísis. É noite, mas a Flor da Noite deixa refletir a luz em suas pétalas. É noite, é dor, é perda, mas é também refrigério, é força e presença, no aroma, no enlevar das almas, na vida eterna...Amém!rsrsrsrs. Desculpem o trocadilho, entretanto, aconselho, perpassar o leitor os olhos sobre a poética desta esmerada autora, profunda pesquisadora da mitologia e para que possam melhor assimilar a riqueza das imagens que nos sugerem seus textos. No mais, só mesmo lendo e descobrindo.

2 Comments:

  • At 10:32 AM, Anonymous Anonymous said…

    Estamos ansiando por novas postagens. Vê se não demora a postar seu vastíssimo arcabouço teórico sobre mito e mitologia. Té mais!

     
  • At 8:46 AM, Blogger Rafinha said…

    Óia nóis aqui de novo!
    Cada poema está ficando mais lindo!!!
    Continue postando que estamos amando!
    Parabéns!
    Bjim de sua filha e neta!

     

Post a Comment

<< Home